Não sei se sou o único a ter este problema, mas sempre que eu precisava trocar a senha do meu access point eu tinha que criar uma nova senha segura com 63 caracteres. Não é uma coisa legal imaginar uma senha deste tamanho e que ainda possua caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas.

Por causa deste meu problema, resolvi criar uma programinha para gerar as senhas para mim Agora quando precisar de uma nova senha, basta abrir o programa e mandar gerar. Simples, não?

Já imaginou você criar esta senha? Hc32j$1P{=@.8F1)’WdW}v!^V\vu2(_LOp.Yv+8cXP’%37gDLG-‘#tgQbT[.,:>

Eu nunca ia conseguir chegar nem perto. Minha tática seria apertar os botões do teclado e ver no que dava.

Para criar este programa, utilizei o conjunto Visual Studio 2008 e C#. Com apenas 7 linhas de código resolvi meu problema. É por isso que eu penso .NET!

Algumas pessoas poderia dizer que com menos linhas fariam este trabalho, já que não é preciso da variável inteira tamanho, bem como usar a classe StringBuilder e as chaves do for. É verdade, porém como faço uma concatenação dentro do FOR, não é recomendado fazer esta concatenação utilizando uma string. Quanto a variável inteira, existe um maior desempenho em trabalhar com variáveis do tipo int, já que o valor do componente NumericUpDown é decimal e também porque minha variável no for é inteira, assim seria necessário fazer conversão implícita a cada iteração. Quando as chaves do for, gosto de sempre limitar meus blocos, ficam mais legíveis e se precisar acrescentar alguma linha no bloco já está pronto.

O código fonte e o executável podem ser baixados aqui.

Até a próxima!

Rafael Oliveira Vasconcelos

Tags: Microsoft, Visual Studio, C#, Senha, Segurança, Programa, Gerador